3 de outubro de 2014

Penedo

   Vista de Vitória, foto de Alexandre Bizinoto (paparazzo 1).

Pra quem não conhece, o morro do Penedo fica no municio de Vila Velha, uma grande pedra com 136 metros de altura, vista e separada de vitória pelo mar. Na sua face frontal tem mais duas vias, a “Via Vitória, 4ºA1(6º) 130m, uma conquista histórica de 1951, além de outra via desconhecida (até onde eu sei).

   Site da ACE: http://www.ace-es.org.br/scripts/croquiteca.asp

Já faz algum tempo que queria conhecer a via Plano de Manejo dos amigos Chuck Nóia, DuNada e Porko e, enfim, fazer cume no Penedo. Essa vontade se intensificou depois que passei a trabalhar de frente pra pedra há mais de 2 meses! Todo dia um convite pra ir lá! 

   Fonte: Croquiteca da ACE: http://www.ace-es.org.br/scripts/croquiteca.asp

Com a via é mais forte do que eu estou acostumada precisava de um guia com sanguenuzói pra eu poder ir de segunda. Combinei com Manoel e, depois de uns ajustes nas agendas a investida saiu do papel, quer dizer, do celular! 

O acesso à pedra se da pela água mesmo e pra isso tem que fazer contato com Seu Agnaldo que é dono do terreno e faz a travessia. Essas informações estão todas lá no site.

   Seu Agnaldo, nós e o Penedo! Selfie do barquinho! 

Saímos na hora do almoço e a maré estava baixa, então conforme já descrito no croqui, usamos a corda fixa pra sair do barco e ficar na base. Ta, confesso que achei super estranho dar seg nessa "ancoragem".. Tipo: an-Coraaaagem!!!

   Saindo do barquinho e a an-coraaaagem da corda fixa. 

Primeira enfiada já começa com VI é a exposição da travessia... Adrenei demais nessa travessia e olha q estava de segunda! Euuuu colocaria uma proteção no meio, mas sei que vão me xingar por dizer isso! Quase cai num pé que saiu e visualizei pouca pele sã se caísse naquele pêndulo! Rsrs! 

   Eu na adrena.. Travessia... Foto de filmadora do Bizi.

   Respirando depois de passar travessia... Que vista linda!

Segunda enfiada eu fui na frente, pra poder dizer que guiei alguma coisa kkkk. É tranqüila, curta e termina numa parada em árvore de boa (e com sombra).

   Iniciando a segund enfiada. Foto do Bizi.

Terceira enfiada é a mais técnica na minha opinião, de segunda foi bem legal de fazer rsrs! 

   Mano na guiada da 3. 

E pra terminar um Vsup com exposição na quarta enfiada! Mais uma vez feliz de ter ido de segunda! ;p 

   Alegria de chegar! Foto do Mano, claro.

O cume é deslumbrante! Aliás, o ES é deslumbrante! Num cume que une vistas de Vitória e Vila Velha pelo mar, não dava pra ser diferente! A quentura do sol, a essas horas, foi aliviada pelo vento forte, e o cansaço pelo visual de brilhar os olhos! A gente sempre "esquece" os perrengues quando o cume vale a pena. Tem coisas que só a escalada tradicional faz por vc!!  =] 

   Selfie de cume! Valeu Calanguinhooooo! 

   ;) 
Olha nós lá em cima!! Foto do paparazi 2: Redi Siqueira.

   Vitorinha linnnnnda!
     
   An-coraaaagem 2: do cabo de aço! 

A descida faz pelo cabo de aço na parte posterior da pedra. Mais uma an-coragem e fomos descendo... Até que, ops! Cabo de aço acabou! E agora, desce pra que lado? É claro que escolhemos o lado errado e no fim tivemos que passar no mato... 
Fica a dica: o cabo de aço está rompido, então quando chegar no fim dele, segue a sua direita. Segundo seu Agnaldo se vc for certo vai encontrar o resto do cabo de aço que serve de referência pro caminho até a trilha. 

Meu muito obrigada aos conquistadores, Chuck, Porko e DuNada, pela via irada;
Mano pela parceria e sangue nuzói! Fazia um bom tempo que não dividíamos a cordada mas a vibe boa permanece a mesma! 
Seu Agnaldo pela gentileza e ajuda! Foi lá ver onde é que tínhamos ido parar na descida, ligou preocupado e tudo mais... A gente sempre arruma um perrengue!

A Deus não me canso de agradecer por esses lugares incríveis que Ele me permite conhecer e visitar! Vida pra lá de abençoada essa que eu tenho! Feliz demais! =]


Bora pra próxima!

Um comentário: